quinta-feira, 11 de junho de 2015

Investir no turismo é desafio para Jaú

Interior da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio. Foto: Carolina Chamaricone, Leandro Carvalho

Nova lei estadual permite que municípios recebam verbas para melhorias na área

O Projeto de Lei Complementar nº 32/2012, sancionado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no fim de abril, abre caminho para que municípios paulistas passem a receber recursos para investimentos na área de turismo. Jaú apresenta potencial turístico, mas tem desafios no segmento.


A lei determina a definição de 140 municípios de interesse turístico. Todas as cidades, exceto as estâncias já existentes, poderão concorrer a esse grupo mediante preenchimento de critérios, como ter Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, Plano Diretor de Turismo e estrutura de hotelaria, entre outros.

O secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Jaú, Hamilton Chaves, destaca a necessidade de fazer um inventário turístico da cidade, com levantamento geral sobre hotéis, pontos de cultura e restaurantes. “Estamos tentando fazer essa lição de casa e pleitear a condição de município de interesse turístico”, diz.

Chaves vê potencial no turismo histórico de Jaú. “Sonho em enterrar os fios do Centro histórico e falta concretizar o Cidade Limpa, disciplinando a poluição visual.” O titular da pasta fala ainda em incentivar o restauro dos prédios antigos, fomentar o turismo rural, promover o turismo religioso e impulsionar o turismo regional, com parcerias com cidades vizinhas, para que os visitantes passem por mais de uma cidade da região.

Quanto ao turismo comercial, a sugestão é a criação de associação de empresas dos segmentos hoteleiro e gastronômico para o setor ganhar força e organizar mais eventos nos moldes do Festival Gastronômico Saul Galvão, realizado recentemente em Jaú.

Chaves diz ainda que houve tentativa de retomada do Conselho Municipal de Turismo em 2013, mas sem quórum. Agora, a secretaria prepara cartas-convite para enviar a entidades e empresas que podem compor o órgão.


Notícia do site Comercio do Jauh, para ver notícia completa, acesse aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário